Hoje fiquei pensativa por horas enquanto Sheldon jantava, pois fiquei pensando em formas de condicionar um hamster sem ser na caixa de Skinner, já que a Fox River não tem os acessórios necessários para tais experiências.
_ Mas afinal Dona, o que é a Caixa de Skinner?
Calma, vou explicar:
Em meados de 1930, Skinner desenhou uma caixa, que mais tarde haveria de ficar conhecida com o seu nome, que nada mais é que um aparelho simples, mas versátil, para estudar a psicologia de um rato. É uma caixa com ou váááários dispositivos e acessórios inseridos numa das paredes que o por exemplo, o rato pode pressionar com a pata. Um dispositivo fundamental é o mecanismo de alimentação que funciona como recompensa. Estes dois sistemas estão ligados de tal forma que a pressão da barra pelo rato faz funcionar o mecanismo de alimentação. Com isso, os ratos aprendem rapidamente a lição.
Fiquei encantada por vender esta caixa pela internet e já queria comprar;porém só vende para os centros de pesquisas e universidades pelo fato de alguns reforços serem condicionados com choque e eu jamais teria coragem de machucar o pequenino Sheldon!
Então, o jeito será estimulá-lo com sinos e comidas no comedouro! Mas não posso demorar para recompensá-lo senão ligará outro comportamento à recompensa.
Infelizmente não são só os animais que aprendem desta maneira e postei isto semanas atrás. Nós humanos, também somos capazes de apreender facilmente através de pequenos estímulos e recompensas em nosso mundo.
É presumível que esta capacidade lhes seja tão útil na natureza como na caixa de Skinner. A vida é rica em padrões e o mundo, então seria uma grande caixa de Skinner?
Ou vendo de uma outra maneira: uma caixa de skinner é um pequeno recorte do mundo... :-)
ResponderExcluir