quinta-feira, 31 de março de 2011

Modelagem!

Olá, como vai? Tudo bom com você? 

Hoje resolvi mostrar uma das etapas que antecedem o comportamento condicionada, que é a modelagem! A partir deste novo comportamento modelado é que inicia-se as outras etapas do Condicionamento Operante!

Achei bárbaro este vídeo, pois Márcio B. Moreira, explica de forma fácil como modelar o rato.

Bom vídeo! ;)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Caixa de Skinner

Hoje fiquei pensativa por horas enquanto Sheldon jantava, pois fiquei pensando em formas de condicionar um hamster sem ser na caixa de Skinner, já que a Fox River não tem os acessórios necessários para tais experiências.


_ Mas afinal Dona, o que é a Caixa de Skinner?


Calma, vou explicar:


Em meados de 1930, Skinner desenhou uma caixa, que mais tarde haveria de ficar conhecida com o seu nome, que nada mais é que um aparelho simples, mas versátil, para estudar a psicologia de um rato. É uma caixa com ou váááários dispositivos e acessórios inseridos numa das paredes que o  por exemplo, o rato pode pressionar com a pata. Um dispositivo fundamental é o mecanismo de alimentação que funciona como recompensa. Estes dois sistemas estão ligados de tal forma que a pressão da barra pelo rato faz funcionar o mecanismo de alimentação. Com isso, os ratos  aprendem rapidamente a lição. 


Fiquei encantada por vender esta caixa pela internet e já queria comprar;porém só vende para os centros de pesquisas e universidades pelo fato de alguns reforços serem condicionados com choque e eu jamais teria coragem de machucar o pequenino Sheldon!


Então, o jeito será estimulá-lo com sinos e comidas no comedouro! Mas não posso demorar para recompensá-lo senão ligará outro comportamento à recompensa.


Infelizmente não são só os animais que aprendem desta maneira e postei isto semanas atrás. Nós humanos, também somos capazes de apreender facilmente através de pequenos estímulos e recompensas em nosso mundo. 


É presumível que esta capacidade lhes seja tão útil na natureza como na caixa de Skinner. A vida é rica em padrões e o mundo, então seria uma grande caixa de Skinner?



terça-feira, 29 de março de 2011

Onde está o Sheldon? =P

Dia agitado para a Dona e para o roedor da São Silvestre; então que tal um joguinho?




                                                              Onde está o Sheldon???

...


...


...




                                                                     Achou!!! \o/

segunda-feira, 28 de março de 2011

E o dia começou cedo para Sheldon Hamster...

Toca o despertador, eu acordo mas não sozinha! Sheldon já sai da casinha e vai para o terceiro andar observar o ambiente. Vou para o banho, esqueço a porta aberta e de repente escuto uns latidos, mas estava tão distraída cantando Lady Gaga que achei que os latidos eram pro vizinho, mas assim que vou pro quarto, minha escrivaninha com tudo no chão, exceto a Fox River. Ufaaaa!


Sheldon ficou paralisado! tenho medo de traumatizá-lo com estes sustos. Senti-me péssima cuidadora, mas logo depois de escutar minha voz,ele volta p/ a rodinha, onde lá encontra-se no momento!


Uma amiga minha comprou um hamster no mesmo lugar que eu, um dia depois de mim e o dela já está gigante! Sheldon continua do mesmo tamanho, vai ver que puxou a Dona! =P 


Amanhã tomarei muuuuito mais cuidado! Hora de limpar a Fox River! 


Lembre-se de limpar a gaiola do seu hamster a cada três dias, porém trocar a água e alimento TODOS os dias! ;)



domingo, 27 de março de 2011

Domingo de tédio...mas não para Sheldon!

Hoje, Sheldon acordou mais cedo por conta de alguns rojões e explorou tudo o que pode! Percebi que ele ainda tem medo de mim, pois quando me aproximava ele voltava para a casinha, mas sei que também este medo é devido a uns tombos que ele levou enquanto eu estava com ele, mas o que eu fiz foi voltar alguns passos e desde ontem colocava a comida e deixava minha mão perto, ou então enquanto ele estava na rodinha, deixava minha mão próxima a grade.


Então na hora de sua janta, agora a noite, coloquei um pouco de comida na minha mão e dito e feito: ele comeu! \o/ Faltou o carimbo do CQC agora, com a promessa cumprida! Até domingo disse que conseguiria e fiz por onde!


O primeiro passo já dei, agora o próximo é pegá-lo e fazer se acostumar com minha mãos sem pular para não cair! Será tão prático, mas o treino é mais complicado! Até final de abril espero já estar postando esta foto pra vocês! ;)


Se alguém tiver uma dica de como segurá-lo de modo que ela tenha confiança, por favor compartilhe aqui no blog!


Próximo passo em 3..2...1...

sábado, 26 de março de 2011

Dia de compras!!! \o/

Depois de duas semanas aqui em casa, fui comprar o banho seco para o Sheldon ficar cherosinho e "bunitinhú". Chegando no pet shop vi várias coisinhas para hamsters. Acabei comprando uns brinquedinhos de madeira e corda para ele roer e subir. Além de lagarto desidratado para aumentar a proteína em suas refeições e fruta seca para condicioná-lo. Estas frutas secas, não devem substituir a alimentação diária, pode misturar na comida, mas nunca servir puro, a não ser para treiná-lo.

Hoje, Sheldon ficou o dia inteiro na casinha e o engraçado é que ele cobriu a portinha de palha para eu nem espiá-lo. Ele só entrou ontem a noite na casinha porque o forcei, pois ele é muito sistemático com novidades. Os brinquedinhos ele nem deu muita bola ainda e nem tomou o banho, mas como posso deixar por dois dias na gaiola, estou tranquila. 

O que você pode fazer quando tiver mais segurança e seu hamster estiver mais confiante com suas mãos é colocar o pó numa escova de dente com cerdas macias e escová-lo. Assim seus pêlos ficam brilhantes e limpos, porém este passo para o Sheldon será mais tarde, pois quando tento pegá-lo ele pula e já caiu, então estou indo com cautela.

Já a noite,adivinhem onde o Sheldon ficou?


Na rodinha, claro! =P Ele amou esta rodinha! xD







sexta-feira, 25 de março de 2011

Meodels... aonde desliga?

Ontem, desde que mudei a disposição da Fox River, Sheldon encontra-se agitado! Como ele não gosta de mudança, ficou no seu cantinho atrás da casinha, mas por um curto período de tempo, pois quando fui dormir. Lá pela 1h da manhã Sheldon começou a andar na rodinha! Uhu, legal! Lindo!!! Porém não parou! P#%ra me acordou a seis da manhã com o bendito barulho da rodinhaaaa. Ai que nervoso! kkkk


Hoje chego em casa as 21hs e adivinha o que o Sheldon estava fazendo? E adivinha o que ele está fazendo agora enquanto posto no blog? Senhor, ele não pára! Cadê o botão de desligar? =/


Ps: Devido a minha falta de um bom sono REM, meus neuroreceptores perderam a sensibilidade de produzir serotonina e noradrenalina, causando uma deficiência na minha função cognitiva para continuar este post! =P 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Um novo lar para Sheldon!

Calma! Ele ainda está em casa e na Fox River, mas hoje comprei uma casinha de madeira, para ele ficar dentro, pois com o outono a temperatura abaixou e os hamsters são muito sensíveis ao frio! Uma friagem que ele pegue, pode morrer! E claro que não quero isso para ele, então enchi a casinha de palha e coloquei na gaiola! Algumas mudanças foram feitas e como o Sheldon estava há quase duas semanas e odeia mudança tanto quanto o Cooper, resolveu ficar parado lá no último andar! E está lá até agora! 


O que estou adorando é que os gastos com hamsters são baratos! A casinah paguei $8,50 e sábado irei comprar o pó pra banho seco que sai por $4,00! 


Amei a casinha! Ela é toda de madeira e o dia que a filha do meu amigo vier visitar o Sheldon, vou pedir para ela decorá-la, já que é uma artista! ;)


Mudei a disposição da Fox River, o que causou mais estranhamento para o Sheldon e por conta de dois dias seguidos eu pegá-lo, ele já desacostumou com minha mão! Terei de começar tudo de novo! Hamsters são muito assustados e ás vezes com o pulo, a tentativa de fuga e o medo de apertá-lo acabo me assustando também kkkk


Quando perguntei pro Sheldon se ele gostou da casinha nova e das mudanças que fiz ele começou a resmungar, nem me deu bola e ainda virou de costas ... =P


Como diria Cooper: "Não, não vai ficar tudo bem. Mudança nunca é boa. Dizem que é, mas não." 



quarta-feira, 23 de março de 2011

Com os oferecimentos de Serrajão ...

... aquele que vem com um pacotão!


Pois é! Resolvi começar o post de hoje, com este slogan; porque foi assim que me responderam quando perguntei se tinha serragem para hamsters no "Petsópolis Shop" (sim, este é o nome do pet shop ao lado da escola que trabalho). Para minha surpresa não era um pacotinho como ganhei a outra vez! Mas um pacotão de serrajão! =P Meu, foi muuuuito barato! Já virei freguesa nº 1,pois $8,00 1kg achei muito barato!


Hoje limpei a gaiola do Sheldon e coloquei este novo tipo de serragem! Nossa, foi a festa pra ele e para o meu quarto. Por um momento pensei que hoje não seria só o Sheldon que dormiria na serragem! Ele ficou empolgadão, brincou, cavou, correu! Ficou bem animado! Com certeza preferiu mais este tipo de serragem do que a celulose! Por ser mais fofinho eles devem gostar mais!


Durante a limpeza da Fox River, a bola de exercício estava sem o apoio e Sheldon, sem seus recursos tecnológicos e espaciais conseguiu abrir a tampa e saiu num gás total. Quando fui pegá-lo ele ficou tão assustado que os olhos dele saltaram de um jeito que, por milésimos de segundo, achei que fossem pular. #tenso! Mas com a ajudinha da minha mãe consegui colocá-lo na bola novamente, mas desta vez com o apoio.


Um treino que preciso dominar,sem dúvidas, é  de como segurá-lo, para que cenas assim não se repitam! Já o estou treinando a comer na minha mão! Mas isto é demorado, pois eles são muito inseguros. Por enquanto estou dando a comida e deixando minha mãe bem próxima de seu comedouro! Pra você que quer começar a fazer isto, lave sua mão com sabonete neutro e não ponha luvas, pois se um dia você estiver sem e ele não reconhecer o seu cheiro, pode te morder .Há quase duas semanas que o estou acostumando com a minah mão e pelos meus cálculos até domingo acho que ele já estará comendo na minha mão! Uahrararará (risada maléfica =P)


Vamos aguardar!!!

Com Serrajão, seus hamster estará nas alturas! xD

terça-feira, 22 de março de 2011

Sheldon...toc...toc..toc...Sheldon...toc...toc..toc...Sheldon...toc..toc..toc...

Todo mundo tem uma mania, mas Sheldon Cooper tem TOC e não é novidade para ninguém que acompanha o The Big Bang Theory. Agora, que o meu Sheldon também tem, isso é novidade até para mim.


Mas Dona, ele é um hamster e no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais não tem nada falando sobre hamsters. Bem meu caro, eu sei! Mas que ele tem uma mania de limpeza fora do comum, isso tem! Hoje registrei por 15 minutos seu comportamento para obter uma linha de base, pois quando eu começar os experimentos será necessario eu saber como ele se comportava antes da introdução de uma nova variável! Foram observados quatro comportamentos que já pertencem ao seu repertório como: beber água, farejar, levantar e limpar-se e posso dizer que o que ele mais fez em 15 minutos foi limpar-se.


Dos comportamentos citados acima o resultado foi: Bebeu água uma única vez, 68 vezes que se levantou, 98 farejadas e acreditem: 133 vezes ele limpou-se! Meodels, fiquei boba com este resultado porque o próximo treino será do bebedouro e para isso terá de ficar um bom tempo sem beber água, ma sjá vi que isto não será problema!


Calma, antes de pensar em ligar para o Centro de Proteção de Animais, explico desde já que antes de condicioná-lo aqui, estou fazendo isso na faculdade e os condicionamentos serão leves, pois será na Fox River e não na Caixa de Skinner, então acalme-se! 


Contarei detalhadamente cada teste aqui! ;)



A  intenção era fotografá-lo se limpando, porém após o momento de observação, acredita que ele não se limpou nenhuma vez? ): 
Ás vezes tenho a leve impressão que o Sheldon zomba da minha cara! kkk

segunda-feira, 21 de março de 2011

Um pouquinho de Psicologia!


Hoje resolvi falar um pouco sobre Psicologia, já que falo tanto de condicionamento nos meus posts. A Psicologia possui várias teorias e uma delas é a da Aprendizagem e uma de suas abordagens é o Behaviorismo que é definido como a ciência da análise do comportamento, na qual o que é valorizado e considerado é a forma como os comportamentos ocorrem, quais as contingências envolvidas e os reforços existentes para a manutenção ou extinção de um dado comportamento. 


Burrhus Frederic Skinner , dentro desta abordagem, criou o termo Comportamento Operante classificado como o comportamento que produz consequências, modificando o ambiente e é afetado por ela. O conhecimento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos as nossas habilidades, conhecimentos e personalidade. As consequências dos comportamentos afeta o comportamento e estas consequências que determinarão o sujeito;porém as consequências não tem influência somente sobre os comportamentos adequados, mas também auxiliam a reduzir a frequência de comportamentos inadequados. Por fim, Skinner pode comprovar através de testes que ao estudarmos o comportamento do rato, compreendemos o comportamento humano controlado por consequências, afetando a probabilidade de ocorrer novamente.

No episódio 3 da 3ª temporada do The Big Bang Theory,  Sheldon dá uma bolinha de chocolate toda vez que a Penny faz algo que agrade a ele. Enquanto a punição pode fazer um comportamento indesejado desaparecer. Leonard ao descobrir as intenções de Sheldon em usar do Condicionamento Operante em Penny, o proíbe de testar esses experimentos com a sua namorada e Sheldon o retribui com um borrifão de água. Vale a pena assistir inteiro.


Condicionamento Operante no The Big Bang Theory

Após assistir o episódio, reflita: será que estes condicionamentos não estão presentes o tempo todo no nosso dia-dia?






domingo, 20 de março de 2011

Eu escolho o hamster nº1!

Quem se lembra daquelas provas bizaaaarras do Bozo, onde os ratinhos ficavam dentro de umas bolas de exercício e tinham que entrar na bendita casinha e os cotocos no telefone "Vaaaai 1, vaaaai" pra no fim ganhar um jogo de xadrez. Pois é, veeeelhos tempos! 


Hum, já tô vendo você torcer a boca e perguntar: " Tá, mas e aí Dona?" E aí que se fosse naqueles tempos o meu Sheldon chegaria em primeiro e sabe por que? Hoje a noite ao limpar a Fox River, deixei Sheldon na bola sem a armação, só a bola mesmo para ele se sentir livre e assim explorar mais o meu quarto. Porém observei uma coisa muito interessante, a escrivaninha que é o local onde fica sua gaiola, ele anda a vontade, porém na minha cama e no chão do quarto ele fica parado, fazendo com que eu interpretasse que a mesa ele já reconhece como um local seguro. E olha que nem comecei a condicioná-lo ainda!


Por falar condicioná-lo o Sheldon já está uma semana comigo! Que delícia! Conviver com animais de estimação é no mínimo gratificante, pois só o fato da observação do comportamento,  já traz experiências mágicas; além de nos distrairmos com seus cuidados diários e trazendo felicidade e alegria ao seu dia a dia.  xD











sábado, 19 de março de 2011

Um dia agitado!

Hoje Sheldon parecia estar feliz! Até brincou na bola de exercício! E como brincou! Correu na Fox River por um bom tempo! E acreditem, está até agora correndo na rodinha! Acho que ele pegou gosto por exercícios físicos kkkk


Estou feliz por vê-lo aproveitar seus brinquedos! A carinha dele correndo me fez rir tanto! xD 


Próxima brincadeira pra ensinar a ele: "Pedra, papel, tesoura, lagarto, Spock." E não subestimem, porque ele é muito sagaz kkk

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Visita!!!

Sheldon já está ficando tão popular que hoje até recebeu visita! Minha melhor amiga, Bianca, veio visitá-lo! Fiquei imaginando que enquanto conversávamos no quarto ele escutava barulhos do tipo :blábláblá e lembrei da turma do Charlie Brown quando os adultos falavam com ele! Como é interessante o desenvolvimento da linguagem! Como os hamsters desenvolvem esta atenção sobre o seu nome. Fiquei viajando horas neste assunto mas por enquanto sem conclusões. Quem sabe com a ajuda de vocês eu não chegue a algum lugar!


Como o Sheldon está famosinho, resolvi treiná-lo para dançar para as visitas! Quer saber como? Siga a dica de hoje:


Para ensinar seu hamster a dançar é muito fácil! Chame sua atenção e lhe mostre um biscoito. Quando ele chegar perto de sua mão levante o biscoito um pouco, assim ele ficará de pé. Assim movimente o biscoito de um lado para o outro e depois em círculos. Com estes exercícios logo o hamster acompanhará a movimentação da sua mão. Mas lembre-se: toda vez que ele fizer este movimento, alimente-o imediatamente para assegurar que ele aprendeu, reforçando seu comportamento positivamente!


Para animar ainda mais seu treinamento utilize a música abaixo: http://www.dailymotion.com/video/x3pklg_hampton-the-hampster-the-hamster-da_fun


Compartilhem suas experiências hamsteras conosco! :) 



quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia de limpeza e leitura!

Hã Leitura? Como assim Dona? Você lê para seu hamster??? Não acredito!  Calma, eu explico! É que hoje chegou um livro que comprei sobre como criar e treinar hamsters, já que sou marinheira de primeira viagem e porque não quero condicioná-lo privando-o de água por 24 ou 48 horas e também por não ter a Caixa de Skiner, apesar que não teria coragem de dar choque no Sheldon. Então vamos de treinamento simples como aprender a comer com colher, a limpar-se com papel, após as necessidades e a escrever em alemão! =P


Brincadeiras a parte, a medida que for treinando eu postarei aqui o que fiz e como fiz. Certo? Aguardem!


Quanto a limpeza, hoje foi tranquila, nada de cachorro no quarto, apesar que preciso descobrir um jeito para meu cachorro se acostumar com o hamster. Se alguém já fez isso, por favor dividam a informação aqui! Outra coisa tranquila, foi a bola de exercício! Nada do Sheldon querer rodar nela ainda. 


Estou na torcida! Logo, logo chega o carrinho, aí vamos ver se ele se anima mais! ;)

quarta-feira, 16 de março de 2011

"Tá na hora de matar a fome… Tá na mesa pessoal!"

É com esta saudosa frase que começo o post de hoje! Quem tem a minha idade (20 anos =P) vai lembrar da época da TV Colosso e do encerramento do programa que o cãozinheiro vinha anunciar a deliciosa hora do almoço. Por que esta frase? Adivinhem? 


Porque é assim que falo com Sheldon na hora de dar sua comidinha. ^^ 


Para amansar seu hamster comece falando mansinho, fazendo algum som ou chame-o pelo nome, pois assim que ele pegar segurança em você, vai memorizar o som e atender a seu chamado. Mas para amansá-lo primeiro o estou observando há dias,para descobrir a partir de que horas ele está acordado e ativo já que é o melhor horário para começar a amansá-lo. No meu caso como saio logo cedo de casa, eu abro a janela para ficar claro e ele dormir gostoso, já que ele é noturno mesmo, e assim quando chego a noite em casa ele está ativo. Você deve descobrir também seus petiscos favoritos, pois você poderá usá-los para ajudá-lo a superar o medo. O do Sheldon descobri que é semente de Girasol e uma bolinha vermelha que parece Nescau Cereal. Depois, coloque um pouco de comida na mão e despeje-a no comedouro já dentro da gaiola, para que o hamster se acostume com a sua mão e aprenda que é ela que leva a comida. Depois de alguns dias, deixe sua mão próxima ao comedouro enquanto o hamster come. 


No começo ele se assustará, mas depois ele se acostuma, acredite! Nunca, nunca, NUNCA pegue-o sem ele estar preparado pois ele pode se assustar e pular da sua mão e cair. Infelizmente isso aconteceu de verdade com o Sheldon mas como eu estava na cama e ela é encostada na parede, ele ficou no vão. Tadinho, seu coração acelerou, ma slogo que o pus na gaiola tudo voltou ao normal. 


Hoje foi um jantar apetitoso e seletivo. Por que seletivo? Veja as fotos e comprove você mesmo. Realmente o nome dele é Sheldon! xD


ANTES

DEPOIS

terça-feira, 15 de março de 2011

A primeira vez... é uma confusão!

Como prometido, hoje vou contar da primeira vez que limpei a Fox River do Sheldon. Ontem,depois da euforia de vê-lo na rodinha, fui limpar sua gaiola, porém deixei a porta aberta enquanto fui pegar o jornal, comida e a cama de celulose (que substitui a serragem) e meu cachorro (um Daschund) foi no meu quarto, subiu em cima da cama e estava cheirando-o, porém a primeira reação que uma pessoa tem em sinal de perigo é gritar e quando gritei assustei o cachorro, que derrubou a bola de exercício do Sheldon que bateu na gaiola e fez um barulhão. Resultado: o cachorro saiu correndo tremendo, eu tremi e o Sheldon além de tremer ficou paralisado e o coração batendo rápido. Fiquei falando com ele para acostumá-lo, novamente com a minha voz, mas ele não saia de lá. Ficou mais de meia hora paralisado. Tive que tirar a parte de cima da grade fazer umas manobras para tirá-lo do terceiro andar para colocá-lo na bola de exercício.


Após conseguir pegá-lo ele ficou com medo e fez xixi na minha mesa, mas o bom é que ele não me mordeu, fiquei feliz. Na hora que o peguei na mão tive tanto medo de apertá-lo enquanto segurava que mal o peguei e já coloquei na bola,mas claro que ele não andou nela. Eu tenho a impressão que o Sheldon é um excelente observador e só faz uso dos acessórios depois de explorá-los muito bem. Provavelmente quando ele me olha, logo pensa de forma exibida que nem o Cooper: "Eu sou claramente muito evoluído para andar numa rodinha!"


Hoje o coloquei na rodinha de novo, mas adivinhem: NADA! =( Mas vou insistir todos os dias, afinal a rodinha é essencial para a saúde do hamster já que, em seu habitat natural, eles costumam andar muitos quilômetros a procura de comida e a rodinha simula este exercício diário. Mas uma coisa tenho que confessar,por mais que o Sheldon não faça muita coisa, ainda, este pequenino está me fazendo um bem tããão grande e é muito gostoso observá-lo! ;)


Ps: Como esta semana estou falando das primeiras vezes de Sheldon, hoje a foto é sobre sua primeira obra de arte =P



segunda-feira, 14 de março de 2011

Um barulho, um susto e uma alegria!

Ao chegar em casa depois de um dia exaaaaustivo ouvi um barulho vindo do meu quarto e logo me assustei (sim, sou exagerada)! =P Mas para minha surpresa quando abri a porta do quarto o barulho era da rodinha da Fox River ( a gaiola do Sheldon, lembram?) Fiquei super orgulhosa dele finalmente correr na rodinha e de explorá-la de diversas maneiras, inclusive até em cima dela ele quis andar até aprender que não dá e que pode cair ele aprendeu! É um verdadeiro artista!


Fiquei tão empolgada que a primeira coisa que fiz foi gravar o vídeo, porém como foi do celular a qualidade não está tão boa assim, mas o primeiro registro é o que importa! Por falar em primeira, hoje fiz a primeira limpeza na gaiola com altas aventuras, mas esta deixo para amanhã! 

Boa noite e divirtam-se!!! ;)

domingo, 13 de março de 2011

Domingo tranquilo, então vamos de dicas! ;)

Infelizmente hoje Sheldon, fez que nem nós humanos, e resolveu ficar o domingo inteiro a toa. Não sei se o tempo frio ajudou mas ele dormiu o dia inteiro. Lá pelas 16hs ele acordou, mas só para comer e beber água, depois voltou a dormir. Com essa atitude, pude comprovar que realmente meu hamster é macho! =P Agora está acordado porém quietinho e mais um dia sem brincar na rodinha! ):


Como hoje não tenho muito o que falar, resolvi dar dicas para quem quiser ter um hamster em casa; afinal eles são tranquilos. Em relação a parte financeira, não tem o que se preocupar, pois quando o ganhei não gastaram nem $90,00. Eu comprei para ele um Ovo para transportá-lo nas pequenas viagens e também uma bola de exercício, que juntos deram $64,00.


Pra quem quiser criar um hamster em casa é simples, bastar comprar uma gaiola, um bebedouro e comedouro (porque os que vem na gaiola são pequenos e ele pode derrubar a água), ração (rica em cereais, grãos, frutas e verduras e legumes), Rodent (este suplemento é muito importante pois fornece cálcio, fósforo e sódio para seu roedor) e serragem. 


Depois de comprar o hamster, coloque-o dentro da gaiolaCubra o chão da acomodação com a serragem e deixe algumas tiras de papel ou papel higiênico soltos dentro da gaiola, para que o hamster faça sua cama. Você também pode colocar alguns brinquedos caseiros, como rolos de papel higiênico, pequenas caixas de papelão, canecas velhas, etc. Porém nada de plástico ou tecido pois quando roerem fará mal para seu aparelho digestório. Eu sei,exatamente, que você estará ansioso para começar a amansá-lo, mas não o faça imediatamente. Deixe o hamster explorar sua nova casa nos primeiros três dias, não o incomode. Pra vocês verem como ele não gosta de ser incomodado nestes primeiros dias, toda vez que tento falar com o Sheldon, ele reclama e faz um ruído bonitinho!

Amanhã poderei amansar e brincar com ele e com certeza postarei aqui! Um excelente e tranquilo domingo a todos! ;)



sábado, 12 de março de 2011

Sheldon ou Michael Scofield?

Hoje acordei cedo e logo já fui cuidar do Sheldon, porém por ele ser noturno dormiu a manhã toda! Pra mim ele é baladeiro isso sim! Pois a noite ele corre, bebe, come e corre de novo;porém aindaa não brincou na rodinha, só ameaça!  =(


Agora a noite, fiquei observando-o e por 20 minutos fiz observações quanto ao seu comportamento e entre farejar,beber água, comer, limpar e levantar-se observei um comportamento que mais se destacou e pra minha surpresa foi roer. (Bom imagino agora, você neste momento com a boca torta e dizendo:" dã, mas ele é um roedor neh?!) Sim, ele é um roedor, mas até aí achei que ele fosse roer o jornal ou o Rodent e não as grades de ferro! Foram mais ou menos 8 roídas no ferro por minuto,fora as escaladas na parte de cima da grade com seus duplos twist carpado. 


Por essa eu realmente não esperava! E agora, fico pensando o por que ele quer tanto escapar da gaiola! Se continuar assim, terei de mudar seu nome para Michael Scofield e sua gaiola se chamará Fox River! Enfim, hoje foi um dia tranquilo, onde procurei entender um pouco o comportamento do Sheldon pra que ele um dia pense que nem o Cooper: "Eu não sou louco – minha mãe me testou."

sexta-feira, 11 de março de 2011

Bem Vindo Sheldon!!! =)

Hoje ganhei meu Hamster e esta pode-se dizer, que é mais uma destas situações q costumamos dizer: "nunca imaginei..." Pois é, nunca imaginei me apaixonar por Hamster, mas depois que comecei a faculdade de Psicologia comecei a me interessar muito por Condicionamento Operante e por estes pequenos roedores.


E por que Sheldon? Porque este Hamster será o mais inteligente da história! =P E como o próprio Sheldon Cooper diria: "Eu não chuto. Como cientista eu chego a conclusões baseadas em observação e experimentação."


Brincadeiras a parte, aqui será nosso portal para compartilharmos experiências, dicas de como cuidar do seu bichinho e porque não dizer que aprenderemos muito sobre Psicologia! ;)


Sejam bem-vindos e seja bem vindo Sheldon!!!