Hoje resolvi falar um pouco sobre Psicologia, já que falo tanto de condicionamento nos meus posts. A Psicologia possui várias teorias e uma delas é a da Aprendizagem e uma de suas abordagens é o Behaviorismo que é definido como a ciência da análise do comportamento, na qual o que é valorizado e considerado é a forma como os comportamentos ocorrem, quais as contingências envolvidas e os reforços existentes para a manutenção ou extinção de um dado comportamento.
Burrhus Frederic Skinner , dentro desta abordagem, criou o termo Comportamento Operante classificado como o comportamento que produz consequências, modificando o ambiente e é afetado por ela. O conhecimento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos as nossas habilidades, conhecimentos e personalidade. As consequências dos comportamentos afeta o comportamento e estas consequências que determinarão o sujeito;porém as consequências não tem influência somente sobre os comportamentos adequados, mas também auxiliam a reduzir a frequência de comportamentos inadequados. Por fim, Skinner pode comprovar através de testes que ao estudarmos o comportamento do rato, compreendemos o comportamento humano controlado por consequências, afetando a probabilidade de ocorrer novamente.
No episódio 3 da 3ª temporada do The Big Bang Theory, Sheldon dá uma bolinha de chocolate toda vez que a Penny faz algo que agrade a ele. Enquanto a punição pode fazer um comportamento indesejado desaparecer. Leonard ao descobrir as intenções de Sheldon em usar do Condicionamento Operante em Penny, o proíbe de testar esses experimentos com a sua namorada e Sheldon o retribui com um borrifão de água. Vale a pena assistir inteiro.
Condicionamento Operante no The Big Bang Theory
Após assistir o episódio, reflita: será que estes condicionamentos não estão presentes o tempo todo no nosso dia-dia?