Ano passado meu grupo do curso de psicologia escolheu, de livre e espontânea
Tudo começa com o Episódio "A Ameaça Fantasma" quando a promessa de Anakim Skywalker de voltar para liberar sua mãe torna-se um reforço para a resposta de tornar-se um Jedi e assim cumprí-la; porém no Episódio II "O Ataque dos Clones" os pesadelos constantes com sua mãe tornam-se um novo reforço para lutar por sua promessa e ao resgatá-la, sua mãe morre em seus braços tornando um novo reforço para a resposta de um poder imortal.
Já o episódio III (e pra mim o melhor) mostra novos pesadelos de Anakin, agora com sua mulher, A rainha Amidala, de que ela irá morrer no parto. A busca pela imortalidade é o seu maior reforço, tornando-o um dos maiores vilōes da Galáxia: Darth Vader. No Episódio IV, Darth Vader mostra seu poder sobre a Galáxia ao explodir um planeta de sua base, a famosa, Estrela da Morte. Porém no Episódio V "O Império Contra - Ataca" ao revelar para Luke Skywalker que é seu pai, Luke o rejeita, fazendo-o repensar sobre seus atos e a real causa de ter se transformado em um vilão.
Finalmente no último filme da saga (ou o terceiro dependendo do seu ponto de vista Geoge Luqueano) "O Retorno de Jedi" um dos estímulos mais fortes para uma nova mudança de personalidade em Darth Vader foi o convite para Luke se juntar ao lado Negro da Força e ao negá-lo, Lorde Sidious começa a lutar e tenta matá-lo. Como resposta, Darth Vader ao ver o filho pedindo sua ajuda, mata o último (será mesmo?) dos Sith e acaba voltando a ser Anakin Skywalker.
Como podemos perceber, a tríplice contingência: situação › comportamento › consequência estão presentes em cada filme do Star Wars e assim variando as inúmeras personalidades presentes ao longo da vida de Anakin Skywalker.
Segundo a Revista Super Interessante Ed. especial "Mistérios da Mente"(pg 63) Anakin Skywalker, atende seis dos nove critérios para o Transtorno de Personalidade Boderline, afinal um paciente com este transtorno oscila rapidamente suas emoções, além de exigir sempre atenção, ora está carente, ora vira um vingador inveterado, apresenta impulsividade, crises de identidade, ilusão de invencibilidade, além de comportamento violento e para completar pode ter um sentimento crônico de vazio e ficar facilmente entediado.
Pra você que ficou preocupado agora achando que pode ter Transtorno de Personalidade Boderline, fique tranquilo porque todo mundo tem um lado Anakin e um lado Darth Vader dentro de si!
Ps: Agradeço muito ao meu grupo: Juanna Darllen, Francisco, Henrique Thiago, Marco e Laura por me aguentarem pedindo por favor, por favor por favor... para poder ser este o tema do nosso trabalho! =P
Que a Força esteja com vocês pequenos Padawans da Psicologia Comportamental
Carol, simplesmente sensacional esse artigo. Digno de aplausos e congratulações!!! Eu sou viciado na série e gostei muito de ter essa análise do lado psicológico da "coisa"...
ResponderExcluirSó que assim, eu acho que sofro desse trem aí....esse tal de "Transtorno de Personalidade Boderline" em grau ultra mega power ranger vermelho turbo 2.....o que começou como uma brincadeira ta virando vício....já não sei mais se sou o Anderson ou se sou o @DarthVaderFail!!!??? Será que tem cura para isso??? Será que vou precisar fazer um tratamento com uma linda psicóloga que também é viciada na série ❤❤❤❤?? Dúvidas e mais dúvidas!!!
Em todo caso, meus parabéns pelo artigo e pelo blog....virei seguidor assumido agora ;)
Beijão e que a Força esteja com você!!! Sempre!