sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Emoções são aprendidas ou nascemos com ela?

Estou há um tempo sem postar aqui e falo tanto de amor que o Sheldon começou a ficar com ciúmes! Ontem conversando com meu Hamster (sim, eu falo com ele e ele responde ainda, sempre me olha e presta atenção no que eu falo e se bobear é mais atento a minha fala que meus cotocos) lembrei do condicionamento pavloviano ( estímulo neutro, emparelhamento e resposta incondicionada; porém ao repetir  o emparelhamento diversas vezes a resposta incondicionada torna-se um reflexo condicionado) Ok, estava falando de emoções e vim para comportamento, mas quiz explicar rapidamente sobre esse gênio do Pavlov antes de responder que...

Sim, podemos também aprender a sentir emoções. O psicólogo John Watson mostrou a relevância do condicionamento pavloviano de como podemos APRENDER a sentir determinadas emoções em relação a estímulos que antes do condicionamento não sentíamos.

Agora podemos entender porque algumas pessoas passam a ter algumas emoções ou sensações e do porque essas emoções tornam-se difíceis de controlar, afinal são respostas reflexas. Acreditem, o medo é irracional! O interessante na Psicologia Comportamental é que não precisamos de explicações mirabolantes para falar de emoções sejam elas boas ou ruins.

A razão de respondermos emocionalmente de formas diferentes aos mesmos estímulos está na forma de CONDICIONAMENTO de cada um de nós. Afinal, todos passamos por diferentes emparelhamentos de estímulos em nossa vida. Essses diferentes emparelhamentos produzem nossa personalidade e nossa forma de reagir e sentir determinadas emoções hoje em dia. Por isso é tão importante saber como os seres humanos aprendem novos reflexos e , portanto novas emoções, assim podemos extinguir a resposta reflexa condicionada, caso esses comportamentos e sensações estiverem fazendo mal à pessoa!

Veja agora um vídeo sobre John Watson e o pequeno Albert pra entender melhor sobre emoções condicionadas!



Num próximo post explicarei como eliciar as respostas emocionais e como excluir um sentimento ruim através da Psicologia Comportamental 

Nenhum comentário:

Postar um comentário