Sim, podemos também aprender a sentir emoções. O psicólogo John Watson mostrou a relevância do condicionamento pavloviano de como podemos APRENDER a sentir determinadas emoções em relação a estímulos que antes do condicionamento não sentíamos.
Agora podemos entender porque algumas pessoas passam a ter algumas emoções ou sensações e do porque essas emoções tornam-se difíceis de controlar, afinal são respostas reflexas. Acreditem, o medo é irracional! O interessante na Psicologia Comportamental é que não precisamos de explicações mirabolantes para falar de emoções sejam elas boas ou ruins.
A razão de respondermos emocionalmente de formas diferentes aos mesmos estímulos está na forma de CONDICIONAMENTO de cada um de nós. Afinal, todos passamos por diferentes emparelhamentos de estímulos em nossa vida. Essses diferentes emparelhamentos produzem nossa personalidade e nossa forma de reagir e sentir determinadas emoções hoje em dia. Por isso é tão importante saber como os seres humanos aprendem novos reflexos e , portanto novas emoções, assim podemos extinguir a resposta reflexa condicionada, caso esses comportamentos e sensações estiverem fazendo mal à pessoa!
Veja agora um vídeo sobre John Watson e o pequeno Albert pra entender melhor sobre emoções condicionadas!
Num próximo post explicarei como eliciar as respostas emocionais e como excluir um sentimento ruim através da Psicologia Comportamental